Os autores/ escritores quando escrevem as suas obras projetam nelas sonhos e objetivos. Podem escrever apenas por prazer, para agradar aos amigos e familiares e não terem propriamente a ambição em se tornar reconhecidos numa região, no país ou no mundo.
Outros fazem planos, projetos pequenos, à medida da dimensão ou do universo que conseguem alcançar e ficam à espera que o mundo os reconheça, mesmo que isso seja arriscado e possa não trazer grandes alvos.
Outros há ainda, que são recebidos em espaços promotores de leitura e de escrita e divulgam os seus livros como grandes autores, preparando atividades. Profissionalmente. Entregam-se de corpo e alma à causa que defendem, e, na maior parte das vezes, nem são ambiciosos, nem vaidosos, nem aspirantes a ricos com o ganho do produto das vendas dos seus livros. Refiro-me aos que publicam o seu livro, investindo imenso. Aos que lutam para alcançar o reconhecimento do seu valor, apesar de terem um pequeno núcleo de seguidores do que escrevem. Destes, só uma ínfima parte consegue alcançar o sucesso, mas, ainda assim, sentem-se felizes por partilhar espaços onde os famosos estão, por percorrerem o país de Feira em Feira do Livro, por acreditarem que o seu trabalho deixa marcas por onde passam.
Quase todos os escritores têm desilusões com as suas editoras, pequenas ou grandes, porque não satisfazem os seus objetivos, nem atendem às suas aspirações.São traçados planos pelas editoras e os autores, que estão dentro delas, acabam por ser orientados consoante a exigência dos leitores. As vendas do livro sobem, a editora solicita o escritor até à exaustão; as vendas baixam, a editora quase o esquecem e lá caem as expetativas do escritor.
Assim, meus caros leitores, nesta vida de escritor, ter grandes aspirações ou grandes projetos não significa que as coisas vão correr bem e não está somente nas mãos dele fazer render o sucesso de um livro. A editora deve pegar nele e fazer dele o seu escritor, assumindo-o como seu parceiro, para o seu sucesso também. Deverá existir uma relação de diálogo constante entre ambas as partes para que esse sucesso se alcance.
Enfim, as aspirações de um autor só se atingem quando se equilibram com as aspirações da editora que o representa.