quarta-feira, 15 de maio de 2019

A importância das Feiras do Livro

   
A minha primeira Feira do Livro


Já estive presente em muitas Feiras do Livro de escolas, de Bibliotecas Municipais, etc., e, cada vez que me surge a oportunidade, não hesito em comparecer, mesmo que isso me acarrete despesas. Aprecio imenso o contacto direto com o público. 
   Para os leitores, em geral, que passam por estes eventos, ao ver o escritor no stand/ pavilhão à disposição deles, para um possível autógrafo, é irrelevante, se não for um escritor conhecido no cenário editorial, mas para esse escritor é um orgulho, uma vitória, o resultado de uma caminhada que se faz para o sucesso. 
    Sou daquelas escritoras que são incapazes de ficar alinhadas e direitinhas, sentadas numa cadeira, por detrás de uma mesa plena de livros e, impávida e serena, aguardar que as pessoas se acerquem de mim. Gosto de me apresentar, de as abordar e dar um lamiré da obra ou obras que represento. Não consigo ficar estática e tento estimular a curiosidade dos leitores. Posso estar errada e ser alvo de críticas por atuar assim, mas não tem corrido assim tão mal. Quando afirmo que não corre mal, deixem-me concretizar melhor uma situação. Estar a quase quinhentos quilómetros da área geográfica e espacial de um romance e vender livros, é extraordinário. 
     Nestes anos tenho presenciado muitas formas de receber e conversar com os leitores e constato que um autor fazer de estátua, sem retribuir um sorriso, frio e calculista, pensando que o mundo irá ter consigo, não é forma de estar, nem de divulgar ou vender os seus livros. O autor tem que se evidenciar, se mostrar humano, acolhedor e simpático, sem ser inoportuno, tirar a fotografia e partilhá-la nas redes sociais, blogues ou sites, para que se promova a si próprio.  
     Obviamente que um autor de bestsellers presente numa Feira do Livro, não necessita desperdiçar a sua simpatia e sorrisos com os leitores, porque somente o seu nome, a sua obra famosa, que o consagra, basta para que tenha filas de leitores de livros na mão para pedir autógrafos. Tem uma máquina promocional enorme para o divulgar e o conhecimento da sua presença, produz quase uma corrida eufórica para o ver. 
     De qualquer modo, as Feiras do Livro são extremamente importantes, enquanto espaços de partilha de conhecimento, de cultura e do que vai fazendo pela literatura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário