Dia comemorativo do autor português...
Um autor brasileiro também festeja este dia, e pela língua de Camões, por ter recebido o prémio em seu nome.
Não comento esta atribuição, nem tão pouco me considero à altura de tão consagrado autor de poesias melodiosas, que atravessam o Atlântico e se espalham pelo mundo.
Neste dia em que se celebra este dia, sinceramente, nada fiz, ou melhor, não tive oportunidade para fazer algo de notável enquanto autora portuguesa, na divulgação dos meus livros. Não promovi a leitura… Bem, estou a mentir um pouco...logo de manhã tentei ajudar a decodificar umas frases incorretas e a interpretar um poema na realização de um trabalho. Sempre fiz algo proveitoso relativamente à língua portuguesa.
Porém, não me restou tempo para escrever, publicar, divulgar fosse de que forma fosse, nessa minha condição de autora portuguesa. Faço-o agora, neste momento. Estou convicta que poucos se dedicarão a ler esta publicação, mas continuo na minha intenção de, mais uma vez, mostrar, que é difícil ser autor ou escritor a tempo inteiro no meu país, quando a escrita não consegue, de forma alguma, ser o sustento. Pelo contrário, na maior parte das vezes, o investimento é inexplicavelmente tão grande e a retribuição desse investimento tão diminuta, que nos questionamos se valerá a pena manter essa vontade de continuar a publicar. Não me refiro somente a investimento monetário, mas igualmente ao investimento pessoal, do nosso tempo, do nosso empenho, que, raramente, tem um retorno compatível.
Estas afirmações não pretendem ser críticas ou desabafos de uma autora, mas reflexões concretas e verídicas.
Contra tudo isto, mantem-se aquela aura estranhamente compulsiva de escrever, sempre que o tempo reste de um dia de trabalho, e a saúde o permita. Apesar de todas as contrariedades, dos esforços quase em vão, para se alcançar objetivos, persiste a vontade imensa de ser autor, de escrever e de publicar, com o propósito que interesse a alguém. Essa é uma das finalidades de um autor. Por isso, continuo a acreditar no poder da escrita e da leitura e do potencial que, eventualmente, possa ter para alguns leitores. É por eles que continuo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário