sexta-feira, 17 de maio de 2019

Gomas, chupas e chocolates

"Dê-me um copo de água"- Pediu uma criança pequenina ao empregado de balcão num café. Olhei para o petiz, não teria mais de três anos. Encontrei o motivo para aquela sede após o almoço. Uma chupa gigante.
"Três euros de gomas" - Solicitou um idoso na lojinha. - "É para os meus netinhos…"
"Menina, quero um chocolate de leite" - Pediu o jovem no bar da escola. E ela responde: "Não sabes que apenas vendemos chocolates a partir da 1h?" 
Parecem situações ocasionais e pouco comuns. Não, infelizmente, não são. É habitual isto acontecer e, o que é mais inacreditável - todos os dias. 
As crianças e os jovens estão a consumir quilos destas guloseimas, de manhã, entre as refeições, à hora de almoço ou do jantar. É um vício que se torna um hábito. É um vício que se os vai alimentando, enchendo de açúcar o estômago, durante o dia, em vez de comerem às refeições saudavelmente. 
Os jovens, na posse de algum dinheiro, que trazem para a escola e que havia de ser gasto em alimentos nutritivos, compram ou trazem dois ou três euros de gomas e de chupas, para entreter a boca, comendo e oferecendo aos amigos. 
É grave e muito prejudicial para a sua saúde e os pais e os avós, não põem travão a essa necessidade exagerada de comer doces. 
Deixo aqui o alerta para todos, para que vão fazendo entender as crianças, desde tenra idade que, comer este tipo de guloseimas, é bastante prejudicial. Se me permite, o adulto deve dar o exemplo e, não ser ele, a incutir o prazer que têm de comer estas coisas e que vão futuramente afetar e, em muito, a sua saúde oral e o seu bem-estar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário