segunda-feira, 4 de março de 2019

A crítica literária a um livro meu...

Salvador e a talha da felicidade

  




Autora: Paula Araújo
Edição: Jan/2014
Páginas: 216
ISBN: 9789897361317
Editora: Edições Vieira da Silva


Salvador e a Talha da Felicidade é um romance juvenil, carregado de simbolismo, magia e mistério, em que o rio Douro testemunha o crescimento da personagem principal. Salvador, um jovem trabalhador e responsável de catorze anos, é o amparo da sua mãe viúva, Maria Flor. Assumiu o lugar do pai, que perdeu em tenra idade, e de uma forma inesperada experimenta a dureza de uma vida difícil, em que se dá valor ao trabalho na terra. A sua experiência árdua e sábia torna-o ávido pela descoberta do seu mundo.

O motivo do sonho inicial na Gruta da Vida irá levá-lo a partilhar grandes aventuras com os amigos, em busca do segredo da talha da felicidade. Em plena paisagem duriense, no imponente Monte dos Amados, ergue-se o Castelo de Morceja, que está envolto em magia. A lenda das talhas nele supostamente guardadas, e alimentada pelo povo durante séculos, é uma incógnita para todos, mas Salvador está certo que as respostas misteriosas da lenda estão lá e igualmente na cidade de Vidouro e na sua catedral.
Este romance envolve os jovens e os menos jovens na importância de normas e de valores, do saber popular e das crenças religiosas. Nos seus episódios de aventura e de mistério, a natureza assume a forma e os sentimentos de uma verdadeira personagem.
Adulto à força desde muito cedo, lutando por se formar a si próprio, este jovem aventureiro parece ter nascido predestinado a ser o herói de uma história de um romance em aberto num país em crise.





Comentários 



Sebastião Barata 

2014-04-20 22:51

Este é um livro rotulado de "romance juvenil", mas que agrada ler em todas as idades. Aliás, tem uma narrativa que pode ser menos acessível aos jovens menos jovens, que a poderão considerar cansativa e um pouco confusa. No entanto, tem muita aventura, mistério, magia, segredos antigos, amizade, namoro, contacto com a natureza, tudo itens muito ao agrado da camada jovem.

Toda a história gira à volta de Salvador, um bom rapaz, diria mesmo um excelente rapaz. Alto, bonito, prestável, sensato, trabalhador, amigo do seu amigo. É órfão de pai desde os dois anos e a sua mãe é a sua referência de vida. Ambos trabalham duramente na sua quinta situada na encosta do rio Douro, desfrutando de uma paisagem maravilhosa, mas sofrendo muito para ganhar o seu sustento. Salvador vive obcecado pelo Castelo da Morceja, uma afloração rochosa próxima da sua quinta, sobre o qual o povo conta algumas lendas, nomeadamente a de que guarda no seu interior uma Talha da Felicidade. Ajudado pelo seu grupo de amigos, Salvador procura desvendar os segredos, em que acredita piamente, especialmente depois de uns sonhos que o deixaram deveras curioso.

É um livro que se lê rapidamente, com gosto e que ajuda a passar umas horas agradáveis. Além disso, é bastante educativo, incentivando os jovens a seguir os bons exemplos dos mais velhos, a defender a natureza e a perseguirem os seus objetivos. Aconselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário