Promover ações de escrita criativa está na moda em escolas, em Bibliotecas Municipais, em livrarias ou em espaços dedicados à divulgação da literatura. Desenvolvem-se atividades bastante interessantes que reativam o gosto e o prazer pela leitura e escrita, atiçar a criatividade, quer de crianças, jovens ou adultos. São normalmente bem acolhidas, se o promotor delas se revelar uma pessoa dinâmica, que desperte a curiosidade e que saiba principalmente cativar devidamente o seu público. Nas escolas, estas atividades são habitualmente gratuitas, noutros espaços, são pagas pelos interessados inscritos.
Assistirmos a ações deste tipo enriquece-nos e estimula a nossa capacidade de criar, abre os nossos sentidos, escrevendo, envolvendo-nos, de tal forma na produção literária, a partir de pequenas pistas e coordenadas que o promotor delas nos vai fornecendo, que, quando nos apercebemos somos levados a entrar no mundo imaginário da escrita sem pensarmos que somos criadores e "inventores" de algo.
Observarmos alguém que leva a cabo estas sessões, e estando lá presente, mas escondendo que somos escritores, e, simultaneamente, observar e avaliar a postura e o interesse de quem assiste a estas sessões, é extremamente estimulante. Ficamos extasiados com o poder da criatividade e da inspiração das crianças ou dos jovens, que, ainda com perspetivas muito originais e únicas, criam palavras, excertos ou textos com sentido e empenho (ainda que orientados pelo promotor dessas sessões).
O nosso olhar de escritores alcança imediatamente a intenção do formador, colocando-se no seu lugar e tendo inclusivé outras ideias, mas é automático, mecânico, manipulado pela experiência criativa e não, puro, simples e direto como, por exemplo, o das crianças. Produzem-se pequenos objetos de obra criativa, pequenos começos de inspiração, que darão certamente frutos na sua educação literária.
Quanto mais sugestivo e inspirador é o promotor de sessões de escrita criativa, maior será a predisposição do seu público para apreciar a criação literária. Acredito que alguns adultos que se inscrevem nestas ações pretendem aprender a escrever, a criar uma obra; outros pretendem aplicar os seus conhecimentos literários e outros ainda, pelo prazer que têm na leitura e escrita, pretendem enriquecer o seu currículo, ou o seu percurso na vida e educação literárias.
Seja qual for o motivo de se inscrever numa sessão ou oficina de escrita criativa, sairá certamente mais apto a desenvolver o seu sentido crítico, a sua expressão literária, o seu prazer pela leitura e pela escrita, a sua criatividade e a sua inspiração.
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