Quem esqueceu O Dia Mundial do Livro?
Esteve bem visível e dinamizado nas escolas. As livrarias lembraram este dia em qualquer canto deste país. As editoras promoveram os seus maiores bestsellers, divulgando promoções, ofertas, etc. Houve uma marcha pró-livro e leitura em Lisboa, dinamizada e organizada pelo Projeto do Programa PNL 2027. As bibliotecas levaram a cabo muitas atividades pelo país. Alguns autores, a título individual, fizeram apelos à leitura, publicaram excertos do que escrevem, dos seus livros. As televisões divulgaram estatísticas sobre os hábitos de leitura das crianças e da aquisição de livros em Portugal. Nas redes sociais proliferaram muitas publicações, apelando à leitura e à comemoração deste Dia Mundial. Enfim, mil e uma atividades desenvolveram-se no país e no mundo...
Volto a perguntar: quem esqueceu o Dia Mundial do Livro?
Quem não lê, não gosta de ler. Quem não se importa com mais um dia comemorativo, seja o que for, do Livro, da Leitura. Quem pode ver no livro um negócio, mas o que lhe interessa em somar dividendos e ganhar reconhecimento no mundo livreiro.
Hoje de manhã escutei Teresa Alçada referindo que é importante ler seja de que forma for e cultivar o prazer da leitura desde a primeira infância, mas, na verdade, ainda há muitos pais reticentes que consideram a leitura um aborrecimento, "uma perda de tempo".
Quem esqueceu o Dia Mundial do Livro, esqueceu que o livro pode construir a sua própria cultura, a sua identidade e o ser social que é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário